Pular para o conteúdo principal

 

Sabão da Costa (òsé dudu), 

preparado artesanalmente e segundo a tradição Yorùbá, para os seguintes fins:

– Limpeza e descarrego;

– Quebra e descarrego forte de energias negativas (magias, invejas, espíritos do astral inferior…);

– Prosperidade, sorte, atração de boas energias e abertura de caminhos;

– Calma, equilíbrio, tranquilidade, paz, sono tranquilo;



CURIOSIDADES – SABÃO DA COSTA

Ao contrário dos sabões comerciais, que são feitos de produtos químicos sintéticos, o òsé dudu é muito hidratante para a pele. Isso acontece porque é feito de dendê virgem e Manteiga de Karité.
A receita básica é secular, das antigas tradições, tendo sido transmitida ao longo de gerações.
É feito de forma artesanal, não sendo encontrado em farmácias, somente em lojas específicas de produtos africanos, normalmente na forma bruta.
O Sabão preto é conhecido na África Ocidental por vários nomes, mas o mais comum é Òsé Dudu, que é derivado do Anago ou línguas iorubas da Nigéria, Benin e Togo. Significando, literalmente, sabão (òsé) Preto (Dudu). Embora conhecido como “negro”, o sabão preto Africano varia de um marrom claro ao preto profundo, dependendo dos ingredientes e modo de preparação.
As cascas, folhas e vagens do cacau também são utilizadas para dar a cor e característica.
O óleo usado para fazer o sabão varia de região para região, e inclui óleo de palma, óleo de palmiste, óleo de coco, manteiga de cacau e manteiga de karité. Qualquer combinação destes ingredientes é possível e é determinado como base. Além disso, o cloreto de potássio, que é usado para fazer sabão preto africano, pode ser derivado a partir das cinzas de várias fontes vegetais, incluindo frutos do cacau, cascas de karité, folhas de bananeira e os subprodutos da produção de manteiga de karité.
O cloreto de potássio utilizado provém das cinzas de folhas de bananeira, resíduos de manteiga de karité e da casca de uma árvore local chamada Agow.
A casca é colhida de forma a não prejudicar a árvore.
O processo de elaboração do sabão é altamente sofisticado e exige a agitação das mãos, por pelo menos um dia inteiro e um estágio de maturação (cura), por duas semanas.

O sabão pode ser processado por fusão, em fogo direto, com uma pequena quantidade de água. Durante esta fase de fusão, a textura do sabão se torna mais suave e há uma mudança de cor para um marrom chocolate.
O sabão derretido é então prensado em blocos, que podem ser cortados em barras para facilidade de uso.
O sabão preto é comumente feito pelas mãos de mulheres das aldeias africanas, que fazem o sabão para si e para sustentar suas famílias.
As mesmas mulheres que fazem sabão preto optam por usar apenas sabão preto em seus bebês, pois a pureza do sabão faz com que não resseque a pele. Na verdade, o sabão preto é geralmente o único sabão utilizado na maioria dos países do oeste Africano. É uma fonte natural de vitaminas A, vitamina E e também ferro, ajudando a fortalecer a pele e cabelo.
Por séculos, os ganenses e nigerianos têm usado sabão preto para ajudar a aliviar a oleosidade da pele, a psoríase, a acne, as manchas claras e vários outros problemas de pele.
As mulheres africanas usam-no durante a gravidez, para mantê-las sem estrias.

Embora o Sabão da Costa esteja presente no Brasil desde pouco depois de 1620 como se viu, e seja oriundo de uma mística e secreta fórmula, é um produto cujas origens se baseiam no conhecimento hermético de antigos africanos mas que se produz hoje, com avançada tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se as pessoas se lembrassem... . ..que pode escovar os dentes com óleo de coco, hidratar a pele apenas com banana ou mel e hidratá-la com algumas gotas de azeite. Que não há shampoo como bicarbonato de sódio, nem desembaraçador melhor que vinagre, nem melhor desinfetante que sabonete caseiro. Que a água da hera deixa os cabelos macios e brilhantes, a água da decocção de urtiga remove a caspa e problemas no couro cabeludo e a água de alecrim fortalece o cabelo e evita sua queda, e não há banho de creme como gema de ovo. Que você pode clarear o cabelo com chá de camomila, escurecer com cascas de nozes, cobrir os cabelos brancos com água de casca de batata, clarear alguns tons de castanho com uma máscara de canela, limão e mel. Que você pode lavar louça, chão e cristais com água de casca de citrinos. Que é muito fácil não consumir lixo plástico. Que há sempre onde enterrar o lixo orgânica para compostagem. Que uma mistura de álcool, água oxigenada e vinagre é um potente antimicótico, assi
BABOSA E SEUS BENEFICIOS.  
  Banhos mágicos com ervas e flores para seu ritual de autocuidado   Não é novidade que o Per vivere bene adora um ritual ! E os banhos fazem parte do momento de autocuidado para limpeza energética mais importante, pois é nele que você pode além de relaxar, ter presença plena, foco, meditar e evocar algo que você deseja realizar na sua vida. "Selecionamos 4 banhos mágicos e fácies de fazer e de encontrar com ervas e flores   como: petalas ou botões de rosa, girassol, crista de galo, crisântemo, angélica e algumas colheres de mel, por exemplo. . Em todos esses banhos podem ser adicionados um quartzo branco para energizar ou um punhado de sal grosso para ajudar a liberar as toxinas e cansaço",  Experimente! As receitas podem ser realizadas no escalda-pés ou durante o seu banho de chuveiro. BANHOS MÁGICOS ️ BANHO DE ALECRIM   O Alecrim é uma erva muito popular conhecida por destravar caminhos, afastar a tristeza e atrair a prosperidade para comércio e negócios.